Excavations 2017


This is a temporary blog for presenting the excavations of 2017 at Perdigões. Posts from 2011 to 2016 are still available.

Thursday, 28 April 2016

0146 - F1, D3 - Não é um tholos

Ao fim do terceiro dia está claro que não estamos perante um tholos, mas em face de uma estrutura circular com três metros de diâmetro interno e uma entrada virada a Este. Pelo exterior Oeste desenvolve-se um murete que na área escavada atinge os 5 metros de comprimento e entra pelo corte, com uma orientação E-O.


Não sabemos ainda o que alberga esta estrutura, mas esta composição arquitectónica faz lembrar outras associadas ao campaniforme na região. O facto de ser coberta por um depósito com alguns materiais que poderão corresponder ao início da Idade do Bronze reforça a possibilidade de esta estrutura se enquadrar na segunda metade do 3º milénio. Veremos o que o evoluir da sua escavação nos diz.



A entrada está orientada precisamente a 90º, tendo como horizonte também de forma muito precisa o centro da elevação de Monsaraz.

A concentração de materiais no topo do depósito que cobre a estrutura está praticamente delimitada e tem uma tendência circular. Será o topo de uma fossa?


No comments:

Post a Comment