Excavations 2014


This is a temporary blog for presenting the excavations of 2016 at Perdigões. Posts from 2011 to 2015 are still available.

Monday, 8 August 2016

0178 - Dia 19 (2ª Fase)

Hoje continuou o calor, mas acabou por ser uma manhã entretida.

A bifurcação do novo troço de fosso prolonga-se em semi-círculo e junto ao corte apresenta uma situação curiosa de que, talvez, fale amanhã.


Já no troço mais largo definiu-se uma deposição central alongada, com ossos, cerâmica e pedras. E eis que entre os ossos estava uma mandíbula humana.


Vejam como estava fracturada no queixo, formando duas metades.


E vejam como as metades estavam depositadas uma sobre a outra mas viradas para lados diferentes. Ainda há dúvidas sobre a intencionalidade?


Um pouco mais à frente uma outra metade, agora de um pequeno vaso com restos de pigmento vermelho no seu interior. Mais para trás ficava uma outra (pouco mais que) metade de outro recipiente. Esféricos ou hemi-esféricos, estando o almagre presente. Trata-se (já restam poucas dúvidas) de mais uma parte do recinto mais antigo dos Perdigões.



E para terminar um outro presente. Este oferecido pelo Tiago que, vindo de Inglaterra, veio fazer uma visita (e uma "perninha" na escavação): uma lanterna de sinalização da 2ª Guerra Mundial.


No comments:

Post a Comment