Excavations 2014


This is a temporary blog for presenting the excavations of 2016 at Perdigões. Posts from 2011 to 2015 are still available.

Tuesday, 9 August 2016

0179 - Dia 20 (2ª fase)

Vaso recolhido no depósito que preenche o topo do Fosso 13C2.



Trata-se de um troço de fosso com materiais que apontam para um Neolítico Médio (à imagem do que acontece com os troços de fosso e fossas mais a Oeste). É interessante verificar que este troço apresenta também recortes e preenchimentos por segmentos. É bem visível um preenchimento argiloso em primeiro plano (que na área em que está a ser sondado é estéril até ao momento), seguido por um preenchimento central (ladeado por argilas) com grandes ossos de auroque, pedras e outros restos de fauna e cerâmica). Apenas mais um exemplo de que não se deve generalizar a todo o perímetro de um fosso as observações realizadas numa secção.


Já no outro troço da bifurcação o outro recorte onde se encontrava a mandíbula humana.


Finalmente a Fossa 80. Sob o empedrado um depósito arenoso, aflorando no lado Oeste uma mancha de argilas. A escavação revelou o prolongamento das argilas que começam a revelar um aspecto semi-circular central, prolongado pelo topo de uma laje de xisto cravada na vertical. Mas mais interessante é o facto de agora os materiais serem todos do Neolítico Final, quando para cima do nível de pedras eram plenamente calcolíticos.




No comments:

Post a Comment